A decisão do governo federal de elevar a mistura obrigatória de etanol na gasolina de 30% para 32% voltou a gerar discussões entre especialistas, políticos e motoristas. A medida foi anunciada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e tem como objetivo reduzir o preço do combustível, diminuir a dependência da gasolina importada e ampliar o uso de biocombustíveis. (CNN Brasil)
Após o anúncio, vídeos e publicações nas redes sociais passaram a criticar a mudança. Um dos que se manifestaram foi o deputado Paulo Bilynskyj, que afirmou que a nova mistura poderá reduzir o desempenho dos veículos, aumentar o consumo e elevar os custos de manutenção. Ele também responsabilizou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela medida.
Já o governo afirma que a ampliação da mistura foi baseada em testes técnicos e defende que o etanol pode contribuir para baratear o preço da gasolina, reduzir a emissão de poluentes e fortalecer a produção nacional de biocombustíveis. (CNN Brasil)
O tema continua dividindo opiniões. Enquanto críticos demonstram preocupação com possíveis impactos no desempenho dos veículos, o governo sustenta que a medida trará benefícios econômicos e ambientais para o país.







