Segundo o Portal Folha Uai, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm evitado a ideia de viajar aos Estados Unidos para acompanhar jogos da Copa do Mundo. De acordo com a publicação, haveria receio de possíveis constrangimentos em aeroportos ou até mesmo na entrada dos estádios em razão de eventuais efeitos remanescentes de medidas adotadas pelo governo norte-americano.
Ainda conforme o Portal Folha Uai, não há informações públicas que permitam saber se os magistrados estariam total ou parcialmente sujeitos a restrições relacionadas à Lei Magnitsky ou a limitações de vistos. A reportagem afirma que, no ano passado, o governo dos Estados Unidos aplicou sanções ao ministro Alexandre de Moraes e restringiu vistos de diversas autoridades brasileiras.
A publicação também menciona que, em dezembro do ano passado, os Estados Unidos teriam retirado a sanção aplicada a Moraes dias após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, segundo a reportagem, a situação dos vistos de algumas autoridades ainda seria incerta, o que teria levado integrantes da Corte a evitarem viagens aos EUA para não correrem o risco de eventuais constrangimentos.
Até o momento, o STF não divulgou posicionamento oficial confirmando que ministros tenham desistido de assistir aos jogos da Copa nos Estados Unidos por esse motivo.







