O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criticou os governos do PT e afirmou que é “falso achar que a esquerda cuida do pobre”. Em entrevista, ele declarou que as gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Rousseff deixaram de avançar em áreas como saneamento básico, reforma agrária e infraestrutura hídrica.
Ao abordar o saneamento básico, Tarcísio afirmou que o Brasil foi entregue com cerca de 30 milhões de pessoas sem acesso à água potável e aproximadamente 100 milhões sem coleta e tratamento de esgoto. Segundo ele, o marco legal do saneamento foi aprovado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e possibilitou a contratação de R$ 50 bilhões em investimentos no setor apenas no ano passado.
O governador também afirmou que o governo Bolsonaro realizou a “verdadeira reforma agrária” ao entregar mais de 400 mil títulos de propriedade rural. De acordo com Tarcísio, o número supera, somado, o total de títulos distribuídos durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Segundo ele, a regularização fundiária amplia o acesso ao crédito, oferece segurança jurídica e transforma assentados em produtores rurais.
Durante a entrevista, Tarcísio ainda mencionou as obras da transposição do Rio São Francisco. Ele afirmou que o projeto permaneceu por anos com obras inacabadas e que sua conclusão ocorreu durante o governo Bolsonaro. Segundo o governador, a operação do sistema permitiu que a água chegasse a estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, abastecendo reservatórios estratégicos da região Nordeste.



