Dois episódios recentes reacenderam o debate sobre igualdade de gênero no Brasil. De um lado, a Justiça do Trabalho condenou a Ortobom ao pagamento de R$ 300 mil por danos morais coletivos após entender que havia discriminação indireta na ocupação de cargos de liderança em uma de suas unidades.
Segundo a decisão, em 2022, todos os postos de gerência e subgerência da fábrica de Arapongas (PR) eram ocupados por homens, apesar de a maioria da população local ser composta por mulheres. O entendimento foi de que a empresa não apresentou justificativas suficientes para essa diferença.
Ao mesmo tempo, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) criticou publicamente a direção de seu próprio partido ao afirmar que outras candidatas receberam mais recursos do fundo eleitoral do que ela. A parlamentar disse que acordos internos não teriam sido cumpridos e questionou a forma como os valores foram distribuídos.
Os dois casos ganharam repercussão por levantarem discussões sobre a aplicação de políticas de equidade de gênero tanto no ambiente corporativo quanto na esfera política.
– Zero News







