O ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), foi o candidato mais votado na eleição suplementar para o governo de Roraima, realizada neste domingo. Com 100% das urnas apuradas, ele recebeu cerca de 160 mil votos, o equivalente a aproximadamente 60,9% dos votos válidos.
Apesar da vantagem nas urnas, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informou que não pode proclamar Arthur Henrique como governador eleito neste momento. Isso ocorre porque sua candidatura está sub judice, ou seja, ainda depende de uma decisão definitiva das instâncias superiores da Justiça Eleitoral.
Segundo o TRE-RR, a legislação eleitoral impede a proclamação do resultado quando um candidato com votação superior a 50% dos votos válidos possui o registro de candidatura pendente de julgamento. Por isso, o resultado definitivo ficará condicionado às decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
O impasse tem origem em uma discussão jurídica envolvendo o prazo de desincompatibilização exigido para a disputa eleitoral. Enquanto a questão não for solucionada, o atual governador interino, Soldado Sampaio (Republicanos), permanece no cargo.
Após a apuração, Arthur Henrique comemorou o resultado e afirmou nas redes sociais que “a vontade do povo prevaleceu”, mas reconheceu que ainda aguarda a definição judicial para ser diplomado e assumir o governo de Roraima.







