O governo federal confirmou a continuidade do aumento do imposto de importação para carros elétricos e híbridos. A medida faz parte da política de retomada gradual das tarifas e prevê que a alíquota para veículos importados chegue a 35%.
A decisão foi anunciada poucos dias após a aprovação do aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina, que passou de 30% para 32%. As duas medidas reacenderam o debate sobre os impactos no setor automotivo e no bolso dos consumidores.
Segundo o governo, o objetivo é incentivar a produção de veículos eletrificados no Brasil e estimular novos investimentos da indústria nacional. Para montadoras que importam veículos desmontados para finalizar a montagem no país, haverá uma cota temporária de isenção, limitada a US$ 463 milhões e válida por seis meses.
Enquanto o governo afirma que as mudanças fortalecem a indústria brasileira, críticos avaliam que o aumento das tarifas pode encarecer os carros elétricos importados e dificultar o acesso dos consumidores a esse tipo de veículo.







