O cronograma de pagamentos do PIS/Pasep 2026 ainda não foi divulgado oficialmente pelo governo, o que tem gerado expectativa entre milhares de trabalhadores brasileiros que contam com o abono salarial todos os anos. Normalmente, o calendário é definido após a reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que costuma acontecer no final de novembro — momento em que são estabelecidas as datas e regras para o repasse do benefício.
A divulgação do calendário acontece assim que o Codefat aprova as datas de pagamento, algo que ganhou ainda mais atenção nos últimos anos por causa da defasagem de dois anos criada durante a pandemia de Covid-19. Essa diferença faz com que os pagamentos de 2026 ainda estejam relacionados ao ano-base 2024.
O objetivo dessa mudança foi reduzir os impactos econômicos causados pela crise sanitária. A expectativa agora é que, logo após a reunião do Codefat, o novo calendário seja confirmado e amplamente divulgado. Tradicionalmente, o anúncio ocorre entre novembro e dezembro do ano anterior ao início dos pagamentos.
💰 Como saber quanto vai receber?
O valor do abono salarial é calculado com base no salário mínimo em vigor no ano do pagamento. Isso significa que o valor exato para 2026 só será conhecido no final de 2025, quando o novo mínimo for definido.
O benefício é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. Veja como funciona:
12 meses trabalhados → recebe 1 salário mínimo completo
De 1 a 11 meses → recebe um valor proporcional (1/12 do mínimo por mês trabalhado)
O valor é arredondado para o real mais próximo
Caso o governo anuncie reajustes no salário mínimo, o valor do abono também será ajustado, por isso é importante ficar atento às informações oficiais.
📣 E você, o que acha?
Acredita que o governo deveria antecipar o calendário do PIS/Pasep para dar mais previsibilidade aos trabalhadores?
💬 Deixe sua opinião nos comentários!







