O Brasil vai ultrapassar a marca de R$ 2 trilhões em tributos arrecadados neste sábado (27), segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo. Será a primeira vez que esse patamar será alcançado ainda no primeiro semestre.
Em 2025, a marca foi atingida apenas em 3 de julho. Em 2024, em 24 de julho. Há dez anos, em 2015, os mesmos R$ 2 trilhões só foram alcançados em dezembro.
Segundo a ACSP, o avanço reflete uma combinação de atividade econômica aquecida, inflação e novas medidas tributárias. Entram na conta mudanças na tributação de offshores e fundos exclusivos, reoneração de combustíveis, alta do IOF e a taxação das apostas esportivas.
O dado também chama atenção porque, enquanto a arrecadação bate recordes, os gastos públicos seguem crescendo. Em 2026, as despesas não financeiras do setor público já se aproximam de R$ 2,7 trilhões, mantendo a pressão sobre as contas do governo.







