Uma declaração do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro voltou a repercutir nas redes sociais após ele defender a possibilidade de que brasileiros apontados como integrantes de facções criminosas sejam enviados ao mega-presídio de El Salvador, país que se tornou conhecido pela política de combate ao crime adotada pelo presidente Nayib Bukele.
A proposta surgiu em meio ao debate sobre o enfrentamento de organizações criminosas, como o PCC e o Comando Vermelho, e rapidamente dividiu opiniões. Nas redes sociais, apoiadores da ideia afirmam que o Brasil precisa de medidas mais duras contra o crime organizado e elogiam o modelo salvadorenho, que resultou em uma expressiva redução dos índices de violência no país centro-americano.
Por outro lado, críticos da proposta questionam sua viabilidade jurídica e apontam que uma medida desse tipo enfrentaria desafios legais e diplomáticos, além de depender de acordos internacionais e do cumprimento de normas constitucionais brasileiras.
A discussão também gerou comentários irônicos nas redes, com internautas questionando se o governo Lula apoiaria ou não uma iniciativa que pudesse resultar no envio de criminosos brasileiros para o sistema prisional de El Salvador.
Até o momento, não existe qualquer acordo entre Brasil e El Salvador para transferência de integrantes de facções criminosas, e a proposta permanece no campo do debate político.







