Manifestantes realizaram um protesto simbólico nesta segunda-feira (10), em frente à entrada da chamada Zona Azul da COP 30, em Belém, no primeiro dia da conferência sobre mudanças climáticas. Deitados no chão e cobertos por lençóis, eles chamaram atenção para casos de morte, desaparecimento e prisão de pessoas que defendem o meio ambiente.
A ação buscou representar ativistas ambientais que foram silenciados ou sofreram violência por causa de sua atuação em defesa da natureza. O gesto forte e silencioso reforçou a cobrança por Justiça e pelo fim das ameaças e perseguições contra esses defensores.
Segundo o grupo, os manifestantes viajaram do México ao Brasil em uma caravana, demonstrando o esforço e o compromisso com a causa. A vinda foi também um pedido público para que governos, entidades e autoridades internacionais protejam quem dedica a vida à preservação ambiental.
O ato na COP 30 reforça a urgência de garantir segurança e respeito aos direitos humanos dentro da luta ambiental.
E você, o que pensa sobre essa manifestação? Acredita que ativistas ambientais recebem proteção suficiente? Deixe sua opinião nos comentários!






