Em declarações recentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está “tranquilo” em relação às eleições de 2026 e reforçou que não consegue imaginar o Brasil sem ele na presidência, sinalizando forte intenção de continuar no cargo caso sua saúde e disposição o permitam.
Questionado sobre o cenário político e a possibilidade de retorno de forças conservadoras ao poder, Lula garantiu que a extrema direita não voltará a governar o país e que ele está preparado para enfrentar qualquer disputa eleitoral que venha a ocorrer. Segundo o presidente, debates políticos devem ser feitos de maneira coerente e tranquila, e ele se diz convicto de que seu projeto para o país tem um futuro sólido nas urnas.
“Eu estou tranquilo para uma campanha eleitoral… e estou convencido de que, se depender de nós, a extrema direita negacionista nunca mais vai governar este país chamado Brasil”, declarou Lula a jornalistas.
Em outro momento, o presidente afirmou que não vai “entregar a Presidência de volta para um ‘bando de maluco’” e destacou sua intenção de disputar a reeleição caso esteja com saúde e disposição no próximo ano.
A fala reacende o debate político sobre a continuidade de Lula no poder e a polarização que marca a política brasileira, com disputas intensas entre adversários de diferentes espectros ideológicos.







