Uma cidadã americana, cujo marido brasileiro foi detido pela polícia de imigração dos Estados Unidos, anunciou sua mudança para o Rio de Janeiro. Ela declarou não se sentir mais em segurança em solo americano. O caso envolve Matheus Silveira, que está preso desde novembro, após uma entrevista para regularizar sua situação migratória.
Matheus Silveira foi detido em 24 de novembro de 2025, durante um procedimento para obter o green card. A prisão ocorreu em San Diego, em um escritório do U.S. Citizenship and Immigration Services, quando agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) o abordaram. O motivo alegado para a detenção foi o vencimento de seu visto de estudante. Ele permanece no Centro de Detenção de Otay Mesa por cerca de dois meses e, ao assinar um termo de saída voluntária, ficará impedido de retornar aos EUA por uma década.
Hannah Silveira, a esposa, é uma veterana do Exército americano, onde serviu como paramédica por dois anos, e atualmente cursa Direito. Casada com Matheus desde 2024, ela lamenta ter que recomeçar sua carreira no Brasil, onde sua formação não é validada. “É de partir o coração saber que eu dei tanto pelo meu país e eles não têm problema nenhum em me tirar o meu marido”, desabafou em entrevista ao Bom Dia Rio. Segundo Hannah e a família de Matheus, ele perdeu peso na prisão, teve alimentação insuficiente e chegou a dormir no chão devido à superlotação, dividindo uma cela projetada para 16 pessoas.







